quinta-feira, 28 de maio de 2015

Casal é preso com 110 kg de maconha em Porto Franco (MA)

Tabletes estavam em duas malas, no interior de ônibus de turismo. Casal vinha de Goiânia (GO) e seguia para Zé Doca (MA).

Droga apreendida em Porto Franco (MA) (Foto: Divulgação / PRF-MA)
Droga apreendida (Foto: Divulgação / PRF-MA)









Duas pessoas foram presas no início da madrugada desta quinta-feira (28), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Km 155 da rodovia BR-010, município de Porto Franco, com 110 kg de maconha prensada em forma de tabletes. Ricardo Matias da Silva, de 29 anos, e Letícia Magalhães Pinheiro, de 23, levavam a droga em duas malas, no interior de um ônibus de turismo que seguia de Goiânia (GO) para Zé Doca (MA), município localizado a 302 km de distância da capital maranhense.
Ainda segundo a PRF, Ricardo possui um mandado de prisão em aberto, expedito pela 1ª Vara de Execuções Penais de São Luís. A ocorrência foi encaminhada para a delegacia da Polícia Civil de Porto Franco.
G1 MA

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Estudantes relatam problemas para fazer inscrição do Enem 2015

  • Dificuldade do sistema em reconhecer o CEP é um dos problemas relatos pelos candidatos
    Dificuldade do sistema em reconhecer o CEP é um dos problemas relatos pelos candidatos
  • No primeiro dia de inscrições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2015, alguns estudantes estão relatando pelas redes sociais problemas para finalizar o cadastro no site do Inep. Entre as queixas, estão a demora para o sistema encontrar a cidade, reconhecer o CEP e enviar os dados da página inicial.
UOL testou o sistema por volta das 19h e enfrentou as mesmas dificuldades. Procurado, o Inep afirmou que o sistema está funcionando normalmente e que os problemas enfrentados pelos candidatos devem ter "pontuais". 
As inscrições para o Enem devem ser realizadas pela internet, no site http://enem.inep.gov.br/ até as 23h59 do dia 5 de junho. A taxa de inscrição será de R$ 63. O prazo final para o pagamento do boleto será no dia 10 de junho, às 21h59.
O participante concluinte do ensino médio no ano de 2015, matriculado em qualquer modalidade de ensino em escola da rede pública, será automaticamente isento do pagamento da taxa. Também será possível solicitar isenção do pagamento mediante declaração de carência no momento da inscrição.
As provas do Enem serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de ciências humanas e ciências da natureza. No segundo, serão os exames de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e redação. Nos dois dias, as provas começam às 13h30 (horário de Brasília), com abertura dos portões às 12h.

O que é o Enem?

Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998 com o objetivo de diagnosticar a qualidade do ensino médio no país. Em 2009, o exame ganhou uma nova função: selecionar ingressantes nos cursos superiores de faculdades e universidades federais por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).


Também pode ser utilizado para concorrer a vagas em instituições privadas de ensino superior, por meio do Prouni (Programa Universidade para Todos) ou para obter financiamento pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
Candidatos interessados em cursos técnicos também poderão usar a nota para concorrer a vagas pelo Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica).
Uma boa avaliação no Enem é também requisito para obter bolsa no Programa Ciência sem Fronteiras. O exame é usado ainda para certificação do ensino médio de estudantes maiores de 18 anos que não têm o documento.
É uma prova aplicada anualmente pelo MEC, por meio do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O exame é composto de 180 questões mais uma redação - ele é realizado em dois dias de prova, no segundo semestre.
Veja mais informações : educacao.uol

terça-feira, 26 de maio de 2015

Ultimas Notícias do Acidente com Luciano Hulck e Família.

VEJA FOTOS DE ANGÉLICA COM ROSTO MACHUCADO LOGO APÓS O ACIDENTE DE AVIÃO, VEJA COMO ELA FICOU.

Depois do susto tremendo do acidente com o avião em que estava o apresentador Luciano Huck, tripulação, funcionários e família vazou na internet uma foto de Angélica sendo atendida minutos depois do acidente, com o rosto inchado rodeada de médicos e com seu marido ao seu lado dando apoio.

 A queda do avião da família aconteceu na tarde desse domingo 24, eles estavam voltando das gravações feitas para o Estrela, programa que Angélica apresenta na Globo, a aeronave caiu depois de apresentar problemas. Graças a experiencia do piloto que decidiu jogar fora todo o combustível da aeronave quando viu que teria que forçar um pouso de emergência todos saíram bem desse acidente, apenas com escoriações, o caso mais grave foi da apresentadora Angélica que teve um trauma na bacia e ferimentos pelo rosto. 

Segundo informações ela abraçou os 3 filhos no momento do pouso na tentativa de protegê-los, o momento foi de total panico. O piloto procurou uma área aberta sem casas para pousar e desceu o avião quando viu uma área de pastagens em Rochedo no Mato Grosso do Sul, depois dos tanques vazios e quase pousando o piloto desligou os motores para evitar uma explosão depois que o avião batesse no solo. Várias viaturas do corpo de bombeiro foram enviadas no local para o resgate inclusive o uso de um helicóptero, foram levados para a Santa casa de Campo Grande, as crianças filhos do casal sofreram ferimentos leves, assim como o restante da tripulação e o apresentador, ao todo estavam no avião nove pessoas.



Veja a MAteria Completa no : portaldenoticiar7

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Vargem Grande: Dois vigilantes da Dimensão Engenharia são assassinados

A semana em Vargem Grande já começou com uma tragédia. Dois vigilantes da obra da Dimensão Engenharia, de construção de 1.050 casas populares do Minha Casa Minha Vida, foram assassinados durante a madrugada de hoje (25).
Quando os outros trabalhadores da obra chegaram agora pouco pela manhã ao local, localizado na BR-222, se depararam com os dois corpos. Segundo informações, uma das vítimas é Gustavo Djhony Mesquita Sousa, morador de Vargem Grande, e o outro ainda não foi identificado pelo Blog, só sabemos que é natural da cidade de Alto Alegre do Maranhão.
Ainda não se sabe quem tenha praticado o crime e nem o real motivo. A principal suspeita é tentativa de roubo, já que as armas dos dois vigilantes foram levadas, mas não está descartada a possibilidade de vingança ou até mesmo acerto de contas.
Aguardem mais informações.
Fonte: blogdoalpanir

domingo, 24 de maio de 2015

Adolescente é morta durante tentativa de assalto em Balsas, MA

Ana Claudia Carvalho foi atingida com um tiro nas costas ao tentar fugir.Polícia já iniciou as investigações sobre o crime.



Do G1 MA, com informações da TV 
Mirante

















Uma adolescente identificada como Ana Claudia Carvalho foi assassinada na noite da última quarta-feira (20), na cidade deBalsas, a 810 km de São Luís, após durante uma tentativa de assalto. Ela, que só tinha apenas 16 anos, foi atingida com um tiro nas costas ao tentar fugir dos criminosos, que queriam roubar um aparelho celular dela.
De acordo com informações de testemunhas, a vítima estava na porta da residência de uma amiga quando foi surpreendida pela ação dos assaltantes. Além do tiro nas costas, Ana Claudia foi alvejada também na região do pescoço e ombro. Ela ainda chegou a ser socorrida pelo o seu pai e alguns vizinhos, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos e chegou sem vida ao hospital.
Na casa da família da adolescente morta o sentimento era de dor. Amigos, parentes e vizinhos estão inconformados por causa do crime. Segundo o pai de da adolescente, Ederson Dourado da Silva, ver sua filha morta é uma situação revoltante.
“É muito revoltante porque eu sou um pai de família, um trabalhador. Eu saio para trabalhar e com dez minutos eu tenho que voltar para casa pra socorrer um filho. Por causa de um celular tiraram a vida de uma jovem de 16 anos que tinha tudo pela frente”, desabafa o pai. 
Segundo o delegado Diego Schiavine, que está à frente do caso, a Polícia já tem os nomes dos suspeitos e está realizando buscas para tentar prendê-los. “A Polícia Civil e a Polícia Militar estão desde ontem a noite desses marginais que fizeram isso com a Ana Claudia, que cometeram esse crime e nós não vamos descansar até não colocarmos a mão nele”.


Mais de 300 motoristas tiveram CNH suspensa no Maranhão

Dirigir embriagado foi a principal causa de suspensão, segundo Detran-MA.
Flagrantes foram feitos nos primeiros quatro meses do ano em blitizen.

Mais de 300 motoristas tiveram CNH suspensa no Maranhão (Foto: De Jesus / O Estado)
Mais de 300 motoristas tiveram CNH suspensa no Maranhão (Foto: De Jesus / O Estado)

Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os motoristas foram flagrados nas fiscalizações de blitzen da operação Lei Seca realizada durante este período.

A quantidade de carteiras suspensas representa um aumento de 61% em relação ao mesmo período do ano passado, no qual 227 condutores foram penalizados com a suspensão do direito de dirigir. Entre as suspensões estão as transgressões de condução de motocicleta sem o uso de capacete e/ou transportando passageiro também sem capacete.

Conforme o Código Brasileiro de Trânsito (CBT), dirigir alcoolizado é considerado infração gravíssima. O condutor perde sete pontos da carteira e ainda é multado no valor de R$ 1.915,40.  Além disso, a habilitação pode ser suspensa por 12 meses e o motorista está sujeito ao procedimento criminal, que pode impor pena de um a três anos de detenção. Ao menos 207 motoristas foram presos entre janeiro e abril dirigindo alcoolizados.

No que diz respeito à cassação de CNHs, 13 condutores tiveram o documento cassado nos quatro primeiros meses deste ano, em todo o estado, número quase seis vezes maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando apenas duas CNHs foram cassadas no Maranhão.

Como funciona a suspensão
O procedimento para aplicação da penalidade de suspensão está disciplinado na resolução 182/2005 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). De acordo com a resolução, o procedimento é instaurado depois de finalizado o prazo de defesa da infração e, a partir dessa instauração, caberá defesa no Detran. Não acolhida à defesa, ou não apresentada, será aplicada a penalidade, que ainda caberá recurso à Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI).

O prazo mínimo da penalidade é de 30 dias e o máximo de 12 meses. No caso de infratores reincidentes, o prazo mínimo é de seis meses e no máximo 24 meses. Encerrados os prazos de recursos, a imposição da penalidade será inscrita no Registro Nacional de Carteiras de Habilitação (RENACH), impossibilitando o infrator de solicitar qualquer serviço inerente à sua CNH, tais como segunda via da habilitação, transferência do registro para outro estado, adição ou mudança de categoria.
G1 MA

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Operação de combate à agiotagem deve terminar nesta quarta-feira

A polícia apresentou relatório parcial da quarta operação deflagrada somente em 2015 pela Polícia Civil


Delegado Geral, Augusto Barros, com Lawrence Melo e o promotor de Justiça, Valentim Pinheiro, apresenta relatório parcial da Operação ?El Berite?

Foi apresentado, na tarde desta terça-feira (19), o relatório parcial da quarta operação deflagrada somente em 2015 pela Polícia Civil no combate ao crime de agiotagem envolvendo prefeituras do Maranhão. Nesta etapa, o alvo foi a Prefeitura de Bacabal. Ao todo, foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária e um de condução coercitiva. Foram presos o ex-prefeito de Bacabal, Raimundo Nonato Lisboa; o ex-presidente da Câmara dos vereadores de Bacabal, Manoel Moura Macedo; o ex-presidente da Comissão de Licitação, Aldo Araújo de Brito; e o dono de uma distribuidora de medicamentos, Francisco de Jesus Silva Soares. Também, foi cumprido um mandado de condução coercitiva em desfavor da ex-secretária Municipal de Cultura de Bacabal, Maria do Carmo Xavier. Todos foram conduzidos à sede da Seic.
O resultado da operação foi apresentado em coletiva de imprensa, na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP). Participaram da coletiva, o delegado geral, Augusto Barros; o adjunto da Polícia Civil, Lawrence Melo; e o promotor de Justiça do Ministério Público, Valentim Pinheiro.
A operação é coordenada pela Comissão de Investigação de Agiotagem, da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), com apoio do Grupo de Atuação Especial no Combate a Organizações Criminosas (Gaeco), do Ministério Público. Iniciada na terça-feira (19), a operação foi denominada ‘El Berite’, nome hebraico, que significa ‘Deus de Concreto’, em alusão a uma das empresas usadas para desviar recursos públicos. A ação é mais uma etapa no combate ao crime de agiotagem envolvendo prefeituras do Maranhão. Esta é a terceira operação desencadeada no mês de maio e a quarta deste ano. O delegado geral informou que mais de R$ 4 milhões foram movimentados de forma irregular.
De acordo com o delegado geral da Polícia Civil, Augusto Barros, a operação El Berite é mais uma etapa no combate à agiotagem no Maranhão, envolvendo várias empresas, inclusive de construção civil. “As operações são parte da política de combate à corrupção do governo Flávio Dino. Nosso objetivo é responsabilizar gestores, ex-gestores públicos e particulares que formam quadrilhas especializadas em fraudar processos licitatórios e desviar recursos públicos”, pontuou. O delegado geral destacou que essa etapa ainda não foi concluída, e que diligências ainda estão sendo realizadas no interior. “O objetivo é localizar determinadas pessoas para ouvi-las e interroga-las” informou.
O promotor de Justiça Valentim Pinheiro, destacou a atuação conjunta da Polícia Civil com o Ministério Público. “Parceria de algum tempo e que estamos mantendo com resultados muito satisfatórios. Além da prisão dos envolvidos, foi realizado o sequestro e bloqueio dos bens dos presos”, evidenciou.
Combate contínuo à agiotagem
No dia 5 de maio foram deflagradas as operações ‘Morta-Viva’ e ‘Maharaja’, envolvendo as prefeituras dos municípios de Marajá do Sena, Bacuri e Zé Doca, que culminou com as prisões do prefeito de Bacuri, Richard Nixon Monteiro dos Santos; o prefeito e o ex-prefeito de Marajá do Sena, Edvan Costa e Perachi Roberto Moraes, respectivamente; o contador da Prefeitura de Marajá do Sena, José Epitácio Muniz Silva, o Cafeteira; e Josival Cavalcanti da Silva, o Pacovan, apontado como agiota nas investigações.
A 1ª operação deflagrada neste ano no combate ao desvio de recursos públicos ocorreu no dia 31 de março, denominada ‘Imperador’. A ação culminou com a prisão temporária da ex-prefeita de Dom Pedro, Arlene Barros; e do filho dela, Eduardo Barros, apontado nas investigações como o líder do grupo.
O Imparcial

Concessão dos serviços de saneamento em Timon, garantirá investimentos na área, garante Rafael Leitoa

O deputado Rafael Leitoa(Imagem:Lucas Stefano)
O deputado Rafael Leitoa

Na manhã desta terça-feira, o deputado Rafael Leitoa utilizou o Grande Expediente para apresentar a concessão dos serviços de água e esgoto, celebrada entre a prefeitura e a AEGEA saneamento, ocorridos na última quarta-feira (29), na cidade de Timon.

O deputado informou que esteve em Timon para acompanhar a solenidade de assinatura da Ordem de Serviço de concessão plena de água e esgoto e ressaltou que este tema é muito atual e merecedor de atenção por parte dos deputados. Segundo Rafael Leitoa, o saneamento básico nunca foi tratado com o devido merecimento e atenção do poder público. No Brasil, Rafael lembrou que seriam necessários 300 bilhões de reais para universalização dos serviços de saneamento, porém, observa-se que este investimento não passa dos 10 bilhões.

Em sua fala, o deputado informou que o Serviço Autônomo de Águas e Esgotos de Timon, SAAE, foi criado há 47 anos, e durante todo esse tempo não conseguiu universalizar os serviços de água. Cabendo ao prefeito Luciano, que recebeu o SAAE repleto de dívidas e sem investimentos na área, buscar uma solução gradativa, com metas e foco, para os problemas enfrentados em Timon.

Segundo Rafael Leitoa os investimentos do Governo Federal para saneamento, enviados na gestão anterior, foram mal aplicados, não trazendo resultados concretos para a população. “Mais de 18 milhões foram investidos, no entanto, nenhum litro de esgoto no município é tratado hoje, ou seja, recurso público mal utilizado e quem paga o preço é a população”, recordou.

o prefeito de Timon, Luciano Leitoa; o presidente da AEGEA, Renato Medicis  e o deputado Rafael Leitoa(Imagem:Lucas Stefano)
o prefeito de Timon, Luciano Leitoa; o presidente da AEGEA, Renato Medicis e o deputado Rafael Leitoa

Com a execução do Plano Municipal de Saneamento, apresentando como resultado os diagnósticos relacionados à Timon, o deputado informou que a solução necessitaria degrandes investimentos para universalização da água e esgoto. Assim, a AEGEA Saneamento, empresa presente em vários estados do Brasil, fez uma manifestação de interesses, tendo como meta o abastecimento de água potável em um ano e, em nove anos, a universalização do esgoto tratável.

“Água é um recurso esgotável. Não podemos ser relapsos com o seu uso. Devemos usar a água com racionalidade e é assim que vejo o uso pelo serviço de concessão em Timon, lembrando que concessão não é venda. Concessão não é entrega. Conceder é algo que a gente cede à iniciativa privada, para reter os investimentos e, após o fim do contrato, todo aquele investimento volta para o ativo do município”, finalizou Rafael Leitoa.
 Fonte: Portal Hoje

terça-feira, 19 de maio de 2015

MUZENZA CAPOEIRA DE CHAPADINHA


Treinos no Sindicato dos trabalhadores rurais de Chapadinha , as quintas e sexta-feiras às 19:30 hs e no Ginásio Municipal de Chapadinha aos Sábados  às 20:00 hs. 
"VENHA APRENDER A ARTE QUE É GENUINAMENTE BRASILEIRA ... " 




Ex-prefeito de Bacabal é preso por suspeita de agiotagem no Maranhão





Segundo a polícia, outras quatro pessoas também foram presas.

Todos os suspeitos foram conduzidos para a Seic, em São Luís

Ex-prefeito de Bacabal (Foto: Divulgação/ Polícia Civil)

O ex-prefeito do município de 

Bacabal, Raimundo Lisboa, foi preso na manhã desta terça-feira (19), na operação "El Berite", que investiga crimes de agiotagem nos municípios do Maranhão e é comandada Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic). Raimundo Lisboa foi prefeito do município entre 2004 e 2012 e também foi ex-presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem).


Ex-prefeito de Bacabal preso por suspeita de
agiotagem (Foto: Divulgação/ Polícia Civil)
Segundo o delegado-geral Augusto Barros, além do ex-prefeito, outras quatro pessoas foram presas, todas ligadas a prefeitura. Entre elas estão Manoel Moura Macedo, Francisco de Jesus Silva Soares, Ezequiel Farias e Aldo Araújo Brito, ex-presidente da comissão de licitação de Bacabal. Foi realizada, também, a prisão coercitiva de Maria do Carmo Xavier. Todos eles serão conduzidos para a Seic.Veja mais em :g1maranhao

Justiça determina que tratamento de criança seja mantido pelo Estado

Criança tem Tetralogia de Fallot; tratamento não está disponível no MA e PI.
Sentença obriga Estado a arcar com despesas de deslocamento para SP.

Os pais do recém-nascido que aguarda cirurgia cardíaca no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, tiveram mais uma vitória na Justiça. O desembargador Ricardo Duailibe, da Quinta Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão determinou que o pequeno “Dudu” continuasse internado até que seu quadro clínico não represente risco de morte. A decisão foi divulgada no fim da tarde desta segunda-feira (18).

Dudu tem doença cardíaca e corre risco de morte
(Foto: Reprodução / TV Mirante)

O desembargador decidiu por manter internação do pequeno “Dudu” após demonstração da fragilidade da saúde do recém-nascido, atestada pelo Hospital da Beneficência Portuguesa, em São Paulo, onde ele se encontra internado.

Com isso, a transferência do recém-nascido para o leito pago pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como foi solicitado pelo Governo do Maranhão, por meio de recurso, só vai ocorrer quando for comprovado, mediante laudo médico, que o recém-nascido não corre qualquer risco de morte.Entenda o caso
Com um mês de vida, o pequeno “Dudu” foi diagnosticado com Tetralogia de Fallot (T4F), doença caracterizada pela má-formação cardíaca. Como não há tratamento no Maranhão, os pais ajuizaram ação na Justiça pedindo que o Estado pagasse o tratamento em outro lugar.

O Estado do Maranhão recorreu à Justiça para tirar a criança do hospital onde está e transferi-la para a rede pública. Nem mesmo o parecer do médico sobre o risco impediu que o governo recorresse da primeira decisão sob o discurso de que o custo do tratamento é alto e que o dinheiro estaria servindo para “financiar riqueza sem justa causa para uma pessoa só”.

Entre os argumentos, está o caso recente de um bebê com o mesmo problema que foi tratado no mesmo hospital e que rendeu o que foi chamado de uma “conta para o poder público” que teria ultrapassado os R$ 2 milhões.

G1 MA

sexta-feira, 15 de maio de 2015

PROMOÇÃO! Óptica Pinheiro realiza grande Promoção em Armações, lentes e Solar

As Ópticas Pinheiro  estão em promoções, traga sua receita e confira as novidades em armações, lentes e óculos 
solar
 , exclusividade Ray Ban, kinpling, Vogue, Platini,Copacabana, Occkio
 e muitas outras. Venha e ganhe de 20% a 50% de desconto.

ÓPTICA PINHEIRO O centro dos seus olhos.
Av.: Oliveira Roma N.213 Centro Chapadinha -MA
Em frente a Extra Farma.
Rua Eran Almeida N.877 Centro Mata Roma _ MA
Rua Gonçalves Dias N. 332  Brejo - MA
Rua São Sebastião N.213 Vargem Grande - MA



O Melhor PÃO da Cidade " Panificadora CECÍLIA"

Panificadora CECÍLIA

O melhor pão da Cidade você vai encontra na PANIFICADORA CECÍLIA.
Av. Presidente Vargas N.697 B. Corrente - Chapadinha - MA

terça-feira, 12 de maio de 2015

Ufma seleciona bolsistas para universidades europeias e latinas

Inscritos deverão acompanhar divulgação dos resultados no site da Ufma. Seletivo é destinado a concessão de cinco bolsas.

Resultado de imagem para ufmaEstão abertas as inscrições para o processo seletivo interno para a concessão de cinco bolsas de Mobilidade Estudantil Internacional. O programa tem como objetivo incrementar a qualidade da formação discente nas instituições de ensino superior por meio do intercâmbio internacional de estudantes de graduação de instituições de ensino superior de países ibero-americanos. As bolsas serão concedidas a estudantes de graduação da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), bacharelado ou licenciatura de qualquer campi, mediante processo de seleção interna.
Serão ofertadas duas vagas para área de Ciências Sociais, duas para estudantes da área de Ciências Humanas, incluindo Linguagens e Códigos, e uma vaga para a área das Ciências Biológicas e da Saúde. Os estudantes interessados na seleção deverão, previamente, formalizar seu cadastro ou inscrição junto ao Banco Santander, até o dia 10 de maio, pelo site do banco. Para ser selecionado pela Ufma, o estudante deverá enviar uma mensagem de solicitação para o endereço eletrônico iberoamericanas@ufma.br até o dia 10 de maio.
Os interessados devem ser pessoas físicas habilitadas à prática de todos os atos da vida civil, nos termos do artigo quinto do Código Civil, Lei nº 10.406/2002, residente e domiciliado em território nacional, brasileiro nato ou naturalizado, ser maior de 18 anos, e não ter participado de nenhum programa internacional promovido pelo Grupo Santander, assim como não ter participado e nem estar participando de qualquer outro programa de mobilidade internacional como aluno da Ufma.
O estudante também deve apresentar, no momento da candidatura, coeficiente de rendimento igual ou superior a 8,0. Para candidaturas a universidades de língua espanhola, o discente deve apresentar, no mínimo, domínio de espanhol em nível A2, certificado por curso de línguas ou equivalente.
Os estudantes inscritos deverão acompanhar a divulgação dos resultados no site da UFMA. Para mais informações, os candidatos poderão encaminhar suas dúvidas pelo telefone (98) 3272-8014.

G1 MA

Túnel é descoberto na Penitenciária de Pedrinhas em São Luís

Segundo secretaria, plano de fuga foi descoberto durante operação.
Também foram apreendidos celulares, armas e munições, diz polícia.

Túnel de 3m descoberto na Penitenciária de Pedrinhas (PP) (Foto: Clayton Monteles / Sejap)
Túnel de 3m descoberto na Penitenciária de Pedrinhas (PP) (Foto: Clayton Monteles / Sejap)
aproximadamente três metros de profundidade foi descoberto nesta terça-feira (12), na Penitenciária de Pedrinhas (PP), em São Luís (MA). Segundo informações da Secretaria Estadual de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap-MA), o buraco foi localizado sob um beliche da "cela 1" do "pavilhão F1".
De acordo com a secretaria, o plano de fuga, que estava sendo executado há cerca de dez dias, foi desarticulado durante operação realizada pela Polícia Militar com o apoio de homens do Grupo Especial de Operações Prisionais (Geop).
Um policial, que não quis se identificar, informou ao G1 que também foram apreendidos 11 celulares e diversos carregadores, armas de fabricação caseira, além de um revólver calibre 38 e 19 munições. Já a secretaria afirmou que só foram encontrados um celular e três "chuços".
Segundo o diretor da Penitenciária de Pedrinhas Raimundo Gomes, os detentos também estavam usando um buraco no piso da cela para guardar alimentos levados por visitantes. "A entrada de mantimentos foi proibida em todas as unidades que formam o Complexo Penitenciário de Pedrinhas há cerca de 40 dias", afirma a Sejap.
G1 MA