Uma comitiva da Aprosoja Brasil levou ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, estudos que mostram a necessidade de execução de obras viárias que vão facilitar o transporte de grãos e insumos nos estados do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). O encontro aconteceu nesta terça-feira (3/8), em Brasília.Entre as prioridades, os produtores rurais solicitaram a execução da BR-330, que liga os municípios de Bom Jesus (PI) e Tasso Fragoso (MA). A rodovia, que ainda está em fase de planejamento, é uma importante rota de escoamento da safra de soja, milho e algodão destinados à exportação através do Porto de Itaqui, em São Luís.
Outra obra pleiteada pela Aprosoja é a implantação de 148 Km de asfalto na BR 235, que interliga os municípios piauienses de Bom Jesus, Guaribas e Caracol. A rota é considerada importante para garantia do transporte rodoviário, processamento e utilização de fertilizantes minerais para atender a demanda de produtores do sudoeste piauiense, sul maranhense, leste tocantinense e oeste baiano, dentre outras regiões.
Na oportunidade, os produtores ressaltaram também a necessidade de federalização da BR 222, que liga a cidade de Chapadinha (MA) a Brejo do Piauí, e a conclusão da ferrovia Transnordestina, que poderá ligar o porto seco instalado no município de Eliseu Martins (PI) a portos marítimos do litoral nordestino.
O encontro, agendado e articulado pelo deputado federal Aluísio Mendes (PSC MA), contou com a participação do presidente da Aprosoja Brasil, Antonio Galvan, do diretor executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz, do diretor executivo da Aprosoja Piauí, Rafael Maschio, e do consultor da Aprosoja MA, Marcelo Bueno.
Fotos:
Reposte
APROSOJA