terça-feira, 30 de junho de 2020
RENOVAÇÃO JÁ! PASTOR E PROFESSOR EDUARDO BRANDÃO LANÇA PRÉ-CANDIDATURA A VEREADOR DE VARGEM GRANDE MA
ACONTECEU! Trio é preso após assassinar vigilante durante assalto a posto em Viana, no Maranhão
Máscaras de proteção feitas por internos de Pedrinhas serão doadas para alunos de escolas públicas
Máscaras de proteção, produzidas por internos do sistema prisional do Maranhão, serão doadas para mais de 300 mil alunos e profissionais da rede estadual de ensino. A iniciativa, resultado de parceria entre as Secretarias de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) e de Educação (Seduc), irá beneficiar cerca de mil escolas estaduais.
A previsão é que as máscaras sejam entregues aos estudantes e profissionais da educação a partir de agosto, mês previsto para que as aulas presenciais recomecem. Durante as aulas, as escolas deverão seguir os protocolos de segurança de acordo com as organizações de saúde, e uma das medidas é o uso de máscaras pelos estudantes e profissionais.
Nesta semana, o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Murilo Andrade de Oliveira, realizou a entrega simbólica das máscaras de proteção ao secretário da Seduc, Felipe Camarão. No total, serão mais de 1 milhão de máscaras, feitas com utilização da mão de obra carcerária, entregues à rede estadual de educação.
Produção
Desde abril, mais de 300 detentos do sistema prisional do Maranhão trabalham na confecção de máscaras de proteção. A meta de produção diária é de cerca de 30 mil máscaras. O trabalho acontece nas 5 malharias instaladas no Complexo Penitenciário de São Luís.
G1 MA
sexta-feira, 26 de junho de 2020
URGENTE: Incêndio destrói prédio do IEMA em Santa Quitéria
Governador do Maranhão anuncia foco de medidas para o leste do estado e editará novo decreto para escolas
Em entrevista coletiva realizada pela internet na manhã desta sexta-feira (26) o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), divulgou novas medidas no combate ao novo coronavírus. Dino anunciou foco de ações para o leste maranhense que tem tido um alto crescimento da Covid-19, revelou que publicará um novo decreto para unidades de ensino e disse que terá uma reunião de definição ainda nesta sexta-feira (26) para tratar das liberações de praças de alimentação de shoppings.
Flávio Dino anunciou na coletiva que mudará a estrategia de criação de novos leitos destinando novas unidades para Timon e Caxias, que tem apresentado um grade crescimento de casos. Dino revelou que a UTI aérea do estado passará a se fixar em Timon, com alta possibilidade de transferência de pacientes para São Luís, cidade maranhense com maior número de leitos no Maranhão.
O governador disse ainda que editará nesta sexta-feira (26) um novo decreto para unidades de ensino com mais detalhes sobre os protocolos. As regras pedagógicas terão singularidade de acordo com decisões municipais e no caso da rede privada o protocolo pedagógico ficará a critério de suas diretorias e colegiados.
O governador do Maranhão disse também que terá uma reunião ainda nesta sexta-feira (26) para definir sobre aberturas de praças de alimentações de shoppings. Segundo Flávio Dino uma decisão será tomada ainda nesta tarde.
O Maranhão chegou a 74.925 casos confirmados do novo coronavírus, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde. O boletim divulgado nesta quinta-feira (25) aponta que o estado tem 1.871 mortes pela doença e 53.791 curados.
G1 MA
quinta-feira, 25 de junho de 2020
Gás Mais, Super entrega em todo lugar! Autorizado da Supergásbras em Chapadinha .
Gás Mais, Super entrega em todo lugar!
ACONTECEU! MA já teve 7 mil demissões em bares e restaurantes devido a pandemia do coronavírus
Durante a pandemia do novo coronavírus, 30% dos negócios no setor de bares e restaurantes faliram no Maranhão, segundo o sindicato dos empresários. Ao todo, foram mais de 7 mil demissões no setor.
"Fizemos a suspensão de contrato de metade da equipe porque realmente não havia demanda de trabalho, então não tínhamos condições de absorver a equipe toda", afirmou a empresária Diana Pinto.
Atualmente, bares, restaurantes e praças de alimentação que conseguiram sobreviver estão se preparando para reabrir as portas na 4ª etapa das medidas de flexibilização das atividades econômicas no Maranhão, que já começam a valer no sábado (27).
"Vamos voltar reduzidos, com uma capacidade menor. Nós estávamos praticamente três meses fechados, mas isso nos dá esperança de poder continuar porque muitos dos estabelecimentos que fecharam não vão voltar", afirma o empresário João Torres.
São Luís está na quarta semana com queda sustentada de novos casos de Covid-19. Para os pesquisadores, é uma indicação de que o pico da pandemia já foi ultrapassado na capital.
"A gente pode dizer hoje que esse primeiro pico passou. Agora, se o pior já passou, não dá para dizer, porque a gente não tem ideia se a gente vai ter um segundo pico ", afirmou o epidemiologista da UFMA, Antônio Augusto.
G1 MA
terça-feira, 23 de junho de 2020
POLÍTICA DE CHAPADINHA: DR. TALVANE HORTEGAL SE PREPARA PARA SER O CANDIDATO DE DR. MAGNO
Sendo difinida a data das eleições 2020, os grupos políticos de Chapadinha dão início às articulações e, dessa vez, o grupo do atual prefeito Dr. Magno Bacelar que não parece definir sua jogada.
A definição da chapa de Dr. Magno é o que muitos não esperavam, seja por falta de opção ou uma estratégia bem elaborada. A verdade é que somente o grupo poderá responder, pois muitos nomes foram cogitados.
O quadro político de Chapadinha apresenta, além dos dois tradicionais grupos (Magno e Belezinha), também com grande força e articulação, novos nomes como Gilnei, Higor, Denilson Lira e Neto Pontes vislumbram a chamada terceira via, opção que alegra muitos cidadãos que já estão cansados da gestão atual e das que já passaram.
São os capítulos da novela na política de Chapadinha que ainda tem muita água pra rolar.
ATENÇÃO : 50.210 pessoas estão recuperadas do coronavírus no Maranhão, segundo SES
ACONTECEU: Preso integrante de facção criminosa que participou de assalto à residência
APolícia Civil do Maranhão, por meio da Superintendência de Polícia Civil da Capital- SPCC (Delegacia de Roubos e Furtos – DRF), deu cumprimento nessa segunda-feira (22) a mandado de prisão preventiva de um indivíduo, de 26 anos, integrante de facção criminosa, no bairro São Francisco.
Segundo a polícia, o preso cometeu crime de roubo a residência situada no Bairro Planalto Anil III, no início do mês de março de 2020, na companhia de um comparsa. Naquela data, o autor do crime, aproveitando que a vítima estava entrando no seu carro, estacionado em frente a residência, a rendeu com uma arma de fogo e anunciou o assalto. Após isto, invadiram a casa pela porta que estava aberta e roubaram várias pessoas da mesma família.
A polícia informou que as investigações prosseguem para desvendar a identidade do coautor do crime apurado. Foi relatado também que o indivíduo, de 26 anos, integrante de facção, já se encontrava preso por ter participado do assalto na padaria localizada no bairro João Paulo, ocorrido no mês de abril/2020.
O Imparcial
segunda-feira, 22 de junho de 2020
Mais de 46 mil pessoas estão curadas do novo coronavírus no Maranhão, diz SES
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) o Maranhão alcançou a marca de 46.017 curados da Covid-19 neste sábado (20). Nas últimas 24 horas, 2.187 pessoas receberam alta médica no estado.
O boletim apontou que o estado possui, até o momento, 69.673 casos da doença e 1.684 mortes. Dos novos casos, 118 foram na Grande Ilha de São Luís (São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar), 25 em Imperatriz e 1.030 nos demais municípios do estado.
De acordo com a SES, 1.768 profissionais da saúde foram infectados pelo novo coronavírus no Maranhão. Deste número, 1.616 estão recuperados e 33 morreram em decorrência de complicações da doença.
G1 MA
sexta-feira, 19 de junho de 2020
Contágio pelo coronavírus se mantém alto no interior do MA e diminui na capital, aponta levantamento
O ritmo de contágio pelo novo coronavírus ainda se mantém alto pelo interior do Maranhão e está desacelerando na capital São Luís. É o que aponta o levantamento da plataforma Farol Covid, que analisa a situação em várias cidades do país que foram afetadas pela pandemia.
O FarolCovid é desenvolvido pela Impulso, uma organização não-governamental sem fins lucrativos cujo objetivo é criar capacidade analítica em governos.
- O QUE FAZER: Para onde ir, caso apareçam os sintomas
- DÚVIDAS: Veja mais de 40 perguntas e respostas
- GUIA ILUSTRADO: Conheça mais sobre o Covid-19
Também simbolizado por Rt, o "ritmo de contágio" é um número que traduz o potencial de propagação de um vírus: quando ele é superior a 1, cada infectado transmite a doença para mais de uma pessoa e a doença avança.
"Quando esse número é menor que 1, isso quer dizer que há doentes que não transmitem a doença a mais ninguém e nossa expectativa é que a curva da doença passe a se inclinar para baixo", disse Ana Paula Pellegrino, coordenadora de Tecnologia e Dados na Impulso.
G1MA
domingo, 14 de junho de 2020
Maranhão tem quase 2 mil curados em 24h e chega a 33.561 recuperados da Covid-19
Nas últimas 24h, o Maranhão confirmou a recuperação de 1.992 pessoas que estavam doentes da Covid-19 e o estado chegou a 33.561 curados. A informação foi divulgada na noite deste sábado (13) em boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que apresenta ainda 58.859 casos confirmados em 213 municípios e 1.436 óbitos pela doença.
O estado segue com 23.862 pessoas em tratamento, sendo que 22.719 estão em isolamento domiciliar, 714 em enfermarias e 429 estão em leitos de UTI.
Dos casos novos, 134 na Ilha de São Luís (São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar), 25 em Imperatriz e 1.095 em outros municípios.
A SES informou ainda que 108.989 testes ara diagnóstico da Covid-19 foram realizados no estado em laboratórios públicos e privados. Foram descartados 49.556 casos e a Secretaria de Saúde monitora 800 casos suspeitos da doença.
Quanto aos profissionais de saúde, foram infectados 1.584, sendo que 1.446 estão curados e 29 morreram.
G1 MA
POSSE DO NOVO PRESIDENTE DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE CHAPADINHA E HOMENAGEM A JOSÉ LUZIA
sexta-feira, 12 de junho de 2020
TROCA DE COMANDO NO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE CHAPADINHA: O EVENTO ACONTECE NESTE SÁBADO (13).
domingo, 7 de junho de 2020
BOA NOTÍCIA : Mais de 21,8 mil pessoas estão recuperadas do novo coronavírus no Maranhão
Imagem ilustrativa da internet
Atualização da Covid-19 no Maranhão na qual possui 21.814 pessoas recuperadas do novo coronavírus, de acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) neste domingo (7). Nas últimas 24 horas, 1.534 pacientes receberam alta médica.
O boletim divulgado pela SES apontou que o Maranhão tem 48.537 pacientes infectados e chegou a 1.208 óbitos pela Covid-19. Foram registradas 38 novas mortes nos em 17 municípios maranhenses.
Mais de 25 mil pacientes estão ativos e desse número, 24.396 estão cumprindo isolamento domiciliar, 685 estão internados em enfermarias e 434 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Ao todo, o estado já realizou mais de 80 mil testes para a Covid-19.
Informações G1MA