quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Com 5,5 mil focos, Maranhão é 1º em nº de queimadas no mês de outubro

Com 5,5 mil focos, Maranhão é 1º em nº de queimadas no mês de outubro



















Um terço da reserva indígena foram consumidos pelas queimadas (Foto: Reprodução / TV Mirante).

O mapa que você vê acima mostra a situação das queimadas em todo o Brasil. Cada ponto marcado nele é um foco de incêndio monitorado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) usando 13 satélites. Os dados representados nele, no entanto, não se referem a um mês ou um ano. Ele mostra a realidade das últimas 24 horas em todo o território nacional.

As informações do serviço de monitoramento dos focos ativos do Inpe revelam uma situação preocupante: em 2015, o Maranhão já registrou 20.842 focos de queimadas, sendo o terceiro do ranking para o período, atrás somente do Mato Grosso (27.632 focos) e Pará (26.010). A taxa já é maior que a média histórica (1998-2015) de 19,9 mil focos.
Em outubro, já foram registrados 5.507 focos. No mês, o Estado é o primeiro do ranking do Inpe. Em outubro de 2014, foram 5.812 incêndios em todo o território maranhense.



















Força Aérea do Chile refoça trabalho de combate a
queimadas no MA (Foto: Reprodução / TV Mirante)


O trabalho foi reforçado esta semana pela Força Aérea do Chile (FACh), que cedeu dois aviões para lançar água e algumas substâncias adicionadas em pontos mais críticos da região. A operação utiliza ainda quatro helicópteros, sendo um da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA).
A direção dos ventos mudou e agora facilita o trabalho das equipes. “A gente conseguiu controlar uma frente próxima à aldeia Guaruhu que ela já está cercada pela nossa linha de defesa, então não ameaça mais riscos, e há uma frente que caminhava para a direção dos índios isolados (Awa-Guajá). Nessa porção, a gente já conseguiu proteger esses índios. Eles não correm mais riscos”, explica o chefe do Prevfogo, Gabriel Zacharias.

G1 MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário