terça-feira, 1 de setembro de 2015

QUE COISA! Pesquisa diz que MA está abaixo da média em exames contra o câncer

Pesquisa diz que MA está abaixo da média em exames contra o câncer

 informações da TV Mirante


Uma pesquisa nacional de saúde, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que o Maranhão está abaixo da média nacional em de mulheres que fazem exames preventivos do câncer de colo de útero, como o papanicolau.
O estado possui a pior proporção do país de mulheres que realizaram o exame papanicolau nos últimos três anos. Um pouco mais de 67 por cento das mulheres, entre 25 e 64 anos, fizeram o exame que consegue identificar precocemente o câncer de colo de útero.
Natália Mandarino, diretora do Hospital da Mulher, em São Luís, afirma que no local são realizadas aproximadamente 1.200 consultas ginecológicas mensais. Desses exames, o papanicolau chega a atingir uma faixa entre 380 a 400 exames. “O Hospital da Mulher realiza, em média, 1.200 consultas ginecológicas mensais. O exame papanicolau ele está em uma faixa entre 380 a 400 exames, também mensal, e nós temos a capacidade de receber mais mulheres. A gente orienta que as mulheres procurem o serviço de saúde, seja na unidade básica”.
Atualmente em São Luís, além do Hospital da Mulher, 56 unidades de saúde e quatro unidades mistas podem realizar o exame papanicolau. A coordenadora de Saúde da Mulher, na capital, Graça Lima Espíndola diz que o Hospital da Mulher é referência em atendimento na saúde preventiva da mulher. “O ideal é entrar pela atenção básica e se ela tiver um exame que seja alterado com alguma lesão ela terá a garantia da referência do atendimento dentro do Hospital da Mulher e que para nós é a referência para a saúde da mulher de um modo geral”, ressaltou.

A ginecologista Rosimary Almada garante que é preciso que as mulheres façam o papanicolau a cada seis meses. No entanto, se ele for realizado, pelo menos, uma vez ao ano já consegue ser eficaz na prevenção da doença. Ela acrescenta que quem não faz o exame corre o risco de descobrir o câncer em estado avançado. “A população feminina ela associa muito o câncer a dor e a sintoma, e o câncer de colo é assintomático. Então quer dizer que ele não tem sintoma, não tem dor, não tem sangramento e muitas pacientes acham porque não tem isso elas não precisam fazer o exame. Como o câncer é uma doença silenciosa e que tem um período de encubação longo, ou seja, até que desenvolva 10, 15 anos, a paciente se não faz esse papanicolau, o diagnóstico acaba sendo tardio. Quando ela vai descobrir ela já está co o sangramento e nessa fase, normalmente, ela já está metástase e não tem mais como fazer o tratamento definitivo, apenas um tratamento paliativo, que não é o tratamento que traz a cura”, finalizou.
G1MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário