terça-feira, 22 de dezembro de 2020

PortalF5: Maranhão registrou mais de 1,7 mil casos de dengue em 2020

 

Medidas de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue exige atenção redobrada devido ao cenário de pandemia da Covid-19, já que o risco de uma nova epidemia pode agravar o quadro de transmissão do novo coronavírus — Foto: Freepik

Maranhão já registrou, até o momento, 1.768 casos foram confirmados de dengue, 64 de zika vírus, 105 de chikungunya e nenhum registro de febre amarela, de acordo com dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde nessa segunda-feira (21). Em 2019, foram mais de 2,5 mil casos de dengue, zika e chikungunya notificados no estado.

Por isso, a pasta estadual, em parceria com a Prefeitura de Paço do Lumiar, lança a campanha “Faça a sua parte na luta contra o mosquito!”, na manhã desta terça-feira (21), no Espaço Vivência, no bairro do Maiobão. O objetivo da atividade é iniciar a mobilização antes do inverno chuvoso no estado, período propício à proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

No bairro do Maiobão, agentes de endemias vão realizar visitar domiciliares para orientação sobre prevenção e análise de possíveis espaços de proliferação do mosquito. Além desta atividade, nesta segunda-feira (21), a SES deu início a aplicação de inseticida por meio do carro fumacê, em horários estratégicos, às 5h e após às 17h, momento em que as fêmeas buscam repasto do sangue (contato com sangue humano).

Dengue

A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti por meio de quatro sorotipos o vírus (1, 2, 3 e 4) que estão em circulação no país. A intensidade de circulação é alternada e os surtos da doença costumam ocorrer quando há mudança na circulação. Existem dois tipos de dengue, a comum e a hemorrágica que é o tipo mais forte da doença.


G1 MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário