O Ministério da Saúde iniciou nesta segunda-feira (18), a distribuição das vacinas contra a Covid-19 para todos os estados. Serão destinadas 123.040 doses da vacina CoronaVac ao Maranhão, além de 41.200 já separadas para os indígenas do estado, que totaliza 164.240 doses. Este primeiro lote é destinado ao grupo prioritário.
O governo do Maranhão vai ofertar seringas e agulhas para as prefeituras que precisarem. Três aviões, três helicópteros e 30 automóveis estarão nesta missão no Estado.
Entre os estados do nordeste, o Maranhão é o quarto com maior número de doses a receber. Os demais estados são Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
Quando será a vacinação?
O Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse nesta segunda-feira (18) que a vacinação contra a Covid-19 será iniciada a partir das 17h em todo o país. Entretanto, até o momento, o Governo do Maranhão mantém a data de início da vacinação no estado para a próxima quarta-feira (20).
Quem é responsável por fornecer a vacina?
O governo federal, por meio do Ministério da Saúde.
E a distribuição das vacinas?
O Ministério da Saúde leva até os estados. Em seguida, cabe ao governo de cada estado fazer a distribuição para as cidades.
Qual será a vacina usada?
CoronaVac, vacina do Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac.
Como será a distribuição no Maranhão?
Ela vai seguir o que está definido no Plano Estadual de Vacinação, feito pelo Governo do Maranhão. Após o recebimento das doses que virão de Fortaleza para São Luís, as vacinas serão armazenadas na Rede de Frio do Estado, localizada em São Luís. Em seguida, a Secretaria de Estado da Saúde fará a distribuição, em até três dias, para as Regionais de Saúde.
Onde serão os locais de vacinação?
Em São Luís, será instalado o Centro Municipal de Vacinação contra Covid-19 no Pavilhão de Eventos do Multicenter Sebrae, no bairro Cohafuma.
G1 MA
Nenhum comentário:
Postar um comentário