Empresas adotam estratégias de baixo custo para atrair novos clientes
Mudanças no cardápio e ações em mídias sociais podem dar resultado. Especialista diz que é preciso se diferenciar do que já é oferecido na região.
G1 MA
Para Luiz Manzano, da Endeavor, uma organização internacional de fomento ao empreendedorismo, 90% das ações que atraem novos clientes são simples de serem aplicadas. Segundo ele, é importante ficar atento aos costumes do consumidor e se diferenciar do que já é oferecido na região onde está ou será aberto o negócio. Roberto Rodrigues e o filho são donos de uma pizzaria e, para conquistar novos clientes, investiram em sabores diferentes. Eles também melhoraram a infraestrutura do espaço, fizeram panfletagem e ações em mídias sociais. Ao todo, foram gastos R$ 200 mil nas mudanças. Desde então, o movimento na pizzaria cresceu 20% durante a semana, e o faturamento triplicou, atingindo R$ 1 milhão em 2014. O empresário Ivan Bornes, dono de uma casa de massas artesanais, investiu na venda de pratos prontos para consumo na própria loja. Com R$ 5 mil, montou balcões e bancos para os clientes comerem na calçada da loja. O faturamento da casa de massas cresceu 30% com a ação.
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