Páginas

terça-feira, 31 de março de 2015

FUTEBOL: Sampaio confirma Pimentinha para a temporada 2015

Atacante estava treinando sem contrato

O Sampaio garantiu mais um reforço para a sequência do Estadual e para a Série B. O xodó da torcida Pimentinha agora é Tricolor. O clube anunciou acerto com o atacante, no início da noite de. Agora, a diretoria corre contra o tempo para garanti-lo no jogo contra o Estrela do Norte, no estádio Castelão, em confronto valendo vaga à próxima fase da Copa do Brasil.

“A torcida, agora, tem mais um motivo para lotar o estádio. Fizemos um grande esforço para contratar o Pimentinha, que vai nos ajudar bastante, além da estreia do volante Diones, outro grande reforço para essa temporada. É hora da torcida comparecer e empurrar o time rumo à classificação”, declarou o presidente Sérgio Frota.

O novo contrato garante Pimentinha por mais três anos defendendo as cores do Sampaio Corrêa. O atacante chegou a ir para o Botafogo (RJ) no início do ano, mas acabou não permanecendo e está de volta ao Tubarão.

O Imparcial

Polícia prende suspeitos de falsificar documentos, em Imperatriz

Quadrilha atuava no Tocantins, mas captava clientes no Maranhão. Na mesma casa dos suspeitos morariam pessoas envolvidas com tráfico.


Em Imperatriz, a polícia investiga uma quadrilha suspeita de falsificar documentos, principalmente, carteiras de habilitação. Dois homens já foram presos depois de um monitoramento feito pelo serviço de inteligência da Polícia Militar. A suspeita é que os criminosos tinham ações também em outros estados.

Segundo a polícia, na casa onde os suspeitos foram encontrados moravam outras pessoas envolvidas com tráfico de drogas. Na abordagem, a polícia descobriu, ainda, que os presos falsificavam carteiras de habilitação. Na casa foram encontrados um revolver calibre 38, munições, celulares, cópias de documentos para a CNH, além de uma carteira de motorista falsificada.

“No momento em que nós estávamos na operação policial uma pessoa ligou para o telefone do Rafael que se encontra preso conosco e nós fomos ao encontro, e lá constatamos que ele queria na verdade comprar uma habilitação e tem um mandado de prisão em aberto”, disse o Tenente-coronel Edeilson Carvalho, comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar.

De acordo com a polícia, Rafael Barreto Lima é um dos que fazem parte desta quadrilha que atua no estado do Tocantins, mas capta os clientes no Maranhão para a falsificação de habilitação.

As investigações continuam na tentativa de prender os demais participantes da quadrilha.

G1 MA

Assaltantes explodem banco em Humberto de Campos, no Maranhão

Segundo a polícia, quadrilha conseguiu levar todo o dinheiro do cofre. Não existem pistas dos suspeitos até o momento.

G1 MA

Homens armados explodiram, na madrugada desta terça-feira (31) a agência do Banco do Brasil no município de Humberto de Campos, que fica a 153Km de São Luís, no Maranhão.Segundo a polícia, o grupo fez o vigilante refém e conseguiu explodir o cofre da agência. Todo o dinheiro foi levado. O vigilante foi liberado e o veículo usado na fuga dos bandidos foi queimado nas proximidades do município de Barreirinhas. Ainda não há pistas dos suspeitos.

segunda-feira, 30 de março de 2015

Inscrição para Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas termina nesta terça

No Maranhão, o desafio é ampliar o número de escolas inscritas e melhorar o desempenho dos estudantes


As inscrições para a 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) terminam nesta terça-feira (31) para todas as escolas públicas do Brasil. No Maranhão, o desafio é ampliar o número de escolas inscritas e melhorar ainda mais os resultados das edições anteriores. No ano passado 15 escolas do Sistema Estadual de ensino foram premiadas na OBMEP.

Para fazer as inscrições e acessar o regulamento, basta entrar no site http://www.obmep.org.br/.  Até agora, mais de 290 escolas da rede estadual de ensino, no Maranhão, já se inscreveram. A Olimpíada é uma oportunidade de melhorar o aprendizado de alunos e professores.

A 11ª OBMEP premiará 6.500 alunos com medalhas (500 medalhas de ouro, 1.500 medalhas de prata e 4.500 medalhas de bronze) e cerca de 46.200 com menções honrosas.  Mas, o grande prêmio para os medalhistas da OBMEP é participar do Programa de Iniciação Científica Jr.

Realizado por meio de encontros mensais, em cerca de 80 polos espalhados pelo país, e de fóruns virtuais, o programa tem como objetivo principal despertar nos alunos o gosto pela matemática e pela ciência em geral. Os participantes recebem uma bolsa do CNPq, apoio logístico (para as aulas presenciais) e material didático. Além dos estudantes, a OBMEP também premia professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacarem em virtude do desempenho dos seus alunos.

Na próxima semana todo o material de estudo para alunos e professores estará disponível no site da Seduc. Para estudar, os participantes também podem contar com o auxílio do portal da matemática da OBMEP que oferece vídeo-aulas gratuitas. O conteúdo reúne material direcionado às disciplinas do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Além disso, o portal oferece apostilas e dicas.

As provas da primeira fase serão aplicadas no dia 2 de junho e a data limite para as escolas enviarem os cartões de resposta dos alunos classificados para a segunda fase será em 12 de junho. No dia 12 de agosto serão divulgados os classificados para a segunda fase e o local para a realização das provas. As escolas terão o prazo de 12 agosto a 11 de setembro para indicarem os professores dos alunos classificados. A divulgação do resultado final ocorre em 27 de novembro.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma promoção do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Ministério da Educação, e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e das Secretarias de Educação estaduais e do Distrito Federal. O objetivo é incentivar o ensino de matemática e descobrir talentos entre estudantes das escolas públicas brasileiras.

Olimpíada Brasileira de Astronomia

Também termina nesta terça-feira (31) as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (www.sab-astro.org.br) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (www.aeb.gov.br).

A OBA é aberta à participação de escolas públicas e privadas, urbanas e rurais. Não há exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os mesmos devem preferencialmente participar de foram voluntária. Podem participar da OBA alunos do primeiro ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio. Os detalhes para inscrição estão no site www.aeb.gov.br , no link cadastro de escolas.

O Imparcial

Novas regras do Fies passam a valer a partir desta segunda-feira

Aluno deverá ter feito 450 pontos no Enem e não ter zerado na redação. Prazo de inscrição vai até 30 de abril.


As novas regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) entram em vigor nesta segunda-feira (30) para novos contratos. Agora, para fazer a inscrição, o estudante deverá ter nota mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio e não ter tirado nota zero na redação.
O prazo de inscrição e também para o pedido de aditamento de contrato de quem já tem o Fies termina no dia 30 de abril. As inscrições devem ser feitas no site do Fies.
 Cerca de 200 mil estudantes já conseguiram se inscrever no programa antes de a nova regra entrar em vigor. Outros alunos estão recorrendo a financiamentos particulares .
O Ministério da Educação conseguiu na Justiça derrubar as liminares que suspendiam as novas regras do Fies. Com isso, as instituições particulares de ensino superior não podem aumentar as mensalidades acima do teto de 6,4%. E os novos contratos só poderão ser feitos para estudantes com nota mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio.
Muitos estudantes reclamaram das dificuldades para se inscrever no Fies. O MEC alegou problemas na grande demanda de acesso ao sistema de inscrição.
O Fies já acumula 1,9 milhão de contratos. O programa permite ao estudante cursar uma graduação em uma instituição particular e, depois de formado, pagar as mensalidades a uma taxa de juros de 3,4% ao ano. O aluno só começa pagar após 18 meses de concluído o curso.

G1MA

Urgente! Homens armados assaltam o Banco Ligeirinho em Chapadinha.



A Polícia Militar acaba de informar ao blog do Foguinho, que o Banco Ligeirinho, correspondente do Banco do Brasil, foi assaltado por volta das 11:30hs, na manhã desta segunda-feira, dia 30.

Na ação, dois homens chegaram em uma motocicleta e adentraram na sala de atendimento, em seguida um deles seguiu para o caixa onde pegou todo dinheiro e o outro comparsa quebrou as câmeras de monitoramento.

Um deles estava sem capacete, e a PM acredita que pode identificar os assaltantes. O Comandante do 16º Batalhão, Major Glauber, acionou a PM das cidades vizinhas e já deu início as diligências policiais em busca da dupla envolvida no assalto.


O valor levado ainda não foi divulgado.

Fonte : Blog Do Foguinho

Casal morre atropelado por carreta em Peritoró



Um casal identificado como Fernando de Sousa Brandão e Antônia Márcia Reis Barbosa morreu no início da manhã desta sexta-feira (27), na cidade de Peritoró, a 236 km de São Luís, após colidir frontalmente com uma carreta.
De acordo com informações de populares, o acidente aconteceu quando Fernando, que estava em uma motocicleta, realizou uma ultrapassagem em um local proibido. Sem perceber a presença da carreta bitrem, Fernando acabou colidindo de frente com o pesado veículo.
Após o choque, Fernando de Sousa Brandão e Antônia Márcia Reis Barbosa, que eram moradores do povoado Morada Nova, em Peritoró, não resistiram aos ferimentos e acabaram morrendo no local.

Fonte: Jornal O Pequeno

domingo, 29 de março de 2015

Estado deve liberar mais de R$ 1 mi em crédito para pequenos agricultores

O crédito foi possível a partir de determinação do governador Flávio Dino


Cerca de mil famílias que estavam com seus projetos de agricultura parados por falta de recursos foram beneficiadas com a liberação de R$ 1,17 milhão do governo federal. O crédito foi possível a partir de determinação do governador Flávio Dino para que a Unidade Técnica Estadual do Crédito Fundiário (UTE) no Maranhão agilizasse o atendimento a pequenos produtores de várias regiões do estado.
 
A UTE faz parte da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF) e está atuando nos municípios maranhenses, de forma regionalizada, com a meta de promover a liberação de recursos na ordem de R$ 26 milhões, destinados a mais de 70 municípios, mas que foram bloqueados porque os beneficiários não receberam a assistência necessária para ter acesso ao crédito, problema gerado pela administração estadual passada.
 
No município de Buriti, por exemplo, a 330 km de São Luís, o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, se reuniu com os trabalhadores rurais e deu a boa notícia da liberação de mais de R$ 300 mil, resultado da ação dos técnicos da UTE. Os recursos beneficiarão agricultores de assentamentos rurais das comunidades Exu, Ramalho, Bananal, Ponto Alto e Santa Fé.
 
“O governador Flávio Dino tem compromisso com todos os municípios do Maranhão, por isso estamos trabalhando para melhorar a qualidade de vida do homem do campo, em todo o estado, e ouvindo os trabalhadores e as entidades dos movimentos sociais”, ressaltou Adelmo Soares, depois de ouvir os relatos dos agricultores de Buriti e de lideranças locais sobre as dificuldades enfrentadas no dia a dia do meio rural.
 
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Buriti, Antônio Flora, disse que os trabalhadores e o governo do Estado estão de braços dados por um Maranhão melhor. “Nossa maior carência é de assistência técnica e de recursos para desenvolver a agricultura, mas agora estamos confiantes”, disse o sindicalista ressaltando a importância da liberação dos recursos e da presença do Estado no município.
 
Os investimentos fazem parte do Subprojeto de Investimentos Comunitários (SIC), mais uma linha do Programa Nacional de Crédito Fundiário e Combate à Pobreza Rural, disponível para agricultores assentados, que precisam investir em suas terras.
 
Para ter direito aos recursos é necessário que os agricultores sejam associados ou cooperados, em entidades rurais, que são as responsáveis pela gestão do crédito. A liberação é feita pelo governo federal, por meio do Banco do Nordeste, mediante cadastro dos beneficiários e contrapartida do Estado, que é a garantia da Assistência Técnica Rural (Ater).
 
Além de Buriti, dentre os municípios que já têm recursos liberados estão Chapadinha, Vargem Grande, São Benedito do Rio Preto, Nina Rodrigues, São Francisco do Maranhão e Mata Roma. O mutirão coordenado pela SAF prossegue no atendimento aos municípios de Presidente Dutra, Caxias, Codó, Barra do Corda, Tuntum e da Baixada Maranhense. Os municípios serão atendidos até o final de junho deste ano, prazo para receber os recursos do SIC.

O Imparcial

sábado, 28 de março de 2015

Panificadora CECÍLIA: O melhor pão da Cidade

Panificadora CECÍLIA

O melhor pão da Cidade você vai encontra na PANIFICADORA CECÍLIA.
Av. Presidente Vargas N.697 B. Corrente - Chapadinha - MA.

















Obs: Figuras ilustrativas 

Cronologia: Os 10 acidentes marcantes das ultimas décadas

Acidentes envolvendo aeronaves tem ficado muito frequente nas ultimas décadas .
  

Público 



2014
28 de Dezembro: Um Airbus 320-200 da companhia aérea Air Asia, com 162 pessoas a bordo, desaparece quando viajava da cidade javanesa de Surabaia para Singapura.
24 de Julho: 116 pessoas morrem na queda de um avião MD83 da companhia espanhola Swiftair, operado pela Air Algerie, no Mali.
17 de Julho: Um Boeing 777 da Malaysia Airlines que fazia a ligação entre Amesterdão e Kuala Lumpur despenha-se no Leste da Ucrânia, junto à fronteira com a Rússia, depois de ser abatido em circunstâncias ainda por apurar. Não há sobreviventes entre os 298 passageiros e membros da tripulação.
8 de Março: Um outro Boeing 777 da Malaysia Airlines com 239 pessoas a bordo desaparece dos radares quando fazia a ligação entre Kuala Lumpur e Pequim. As buscas do aparelho, as mais caras de sempre na história da aviação comercial, resultaram infrutíferas até hoje.
2012
3 de Junho: Um avião comercial despenha-se contra um edifício em Lagos, capital da Nigéria. As autoridades contam mais de 150 vítimas mortais.
20 de Abril: 121 passageiros morrem quando um Boeing 737 cai junto à base militar de Chaklala, nos arredores de Islamabad (Paquistão).
2010
28 de Julho: Um Airbus A321 da companhia Air Blue proveniente de Karachi (Paquistão) despenha-se contra colinas em Islamabad. Morrem 153 pessoas.
22 de Maio: Um avião despenha-se após descolar do aeroporto de Mangalore, no sudoeste da Índia, provocando a morte de mais de 160 pessoas.
12 de Maio: Uma centena de pessoas morrem quando um avião proveniente de África do Sul cai no aeroporto líbio de Trípoli.
2009
15 de Julho: Um Tupolev da companhia iraniana Caspian despenha-se com 168 pessoas a bordo.
30 de Junho: Um Airbus 310 da companhia Yemenia Airway cai no Oceano Índico. Só uma das 153 pessoas a bordo sobrevive.
1 de Junho: Um Airbus A330 da Air France que fazia a ligação entre o Rio de Janeiro e Paris despenha-se no Oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo. É o pior acidente aéreo desde 2003.
20 de Maio: Um avião militar Hércules C-130 com 96 passageiros e 13 tripulantes cai na ilha de Java (Indonésia). Todos os ocupantes morrem.
2008
Um avião MD-82 da Spanair cai ao descolar do aeroporto de Barajas, em Madrid. O acidente mata 154 pessoas e deixa 18 feridos.
2007
17 de Julho: Um Airbus A320 da companhia TAM Airlines despenha-se ao aterrar no aeroporto de Congonhas, em São Paulo (Brasil). Morrem todos os 187 ocupantes e 12 pessoas atingidas pelo aparelho.
5 de Maio: 114 pessoas morrem quando um Boeing 737 da Kenya Airways cai nos Camarões.
1 de Janeiro: Um Boeing 737 de Adam Air, com 102 pessoas a bordo, despenha-se no oceano junto à ilha de Sulawesi, na Indonésia. Não há sobreviventes.
2006
29 de Setembro: Um Boeing da Gol que fazia a ligação entre Manaus e o Rio de Janeiro cai na região de Mato Grosso após colidir com um avião privado da empresa norte-americana ExcelAire. Morrem os 154 ocupantes do Boeing. O jacto, com sete pessoas a bordo, consegue pousar sem causar feridos.
22 de Agosto: 170 pessoas morrem quando um avião da companhia russa Pulkovo se despenha na Ucrânia.
9 de Julho: Um Airbus 310 da companhia S7 Airlines cai e incendeia-se em plena aterragem na Rússia. Morrem 128 dos 203 passageiros.
2005
22 de Outubro: Um Boeing 737 da Bellview Airlines cai na Nigéria. Morrem todos os seus 117 ocupantes.
5 de Setembro: 155 pessoas morrem quando um Boeing 737 da Mandala Airlines se despenha em Medan (Indonésia).
16 de Agosto: Um McDonnell Douglas MD-82 da West Caribbean Airlines com 160 pessoas a bordo cai próximo de Maracaibo, Venezuela. No há sobreviventes.
14 de Agosto: Um acidente com um avião da Helios Airways junto à cidade grega de Kalamos mata todos os seus 121 ocupantes.
2004
3 de Janeiro: Um 737 da Flash Airlines cai no Mar Vermelho. 141 pessoas morrem.


Obs. Imagens ilustrativas  

Conheça a Amazônia e entra na campanha de proteção

Do alto, do solo ou da água, a Amazônia é um impacto para os olhos. Por seus 6,9 milhões de quilômetros quadrados em nove países sul-americanos (Brasil, Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa) espalha-se uma biodiversidade sem paralelos. É ali que mora metade das espécies terrestres do planeta. São aproximadamente 40 mil espécies de plantas e mais de 400 de mamíferos. Os pássaros somam quase 1.300, e os insetos chegam a milhões. 

No Brasil, que engloba cerca de 60% da bacia amazônica, o bioma cobre 4,2 milhões de quilômetros quadrados (49% do território nacional) e se distribui por nove estados (Amazonas, Pará, Mato Grosso, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá, parte do Tocantins e parte do Maranhão). Ele é muitas vezes confundido com a chamada Amazônia Legal - uma região administrativa de 5,2 milhões de quilômetros quadrados definida em leis de 1953 e 1966 e que, além do bioma amazônico, inclui cerrados e o Pantanal. (Mapa: bioma, Amazônia Legal e Limite Panamazônia)
Sob as superfícies negras ou barrentas dos rios amazônicos, 3 mil espécies de peixes deslizam por 25 mil quilômetros de águas navegáveis: é a maior bacia hidrográfica do mundo, com cerca de um quinto do volume total de água doce do planeta. Às suas margens, vivem mais de 24 milhões de pessoas, incluindo mais de 342 mil indígenas de 180 etnias distintas, além de ribeirinhos, extrativistas e quilombolas.
Além de garantir a sobrevivência desses povos, fornecendo alimentação, moradia e medicamentos, a Amazônia tem uma relevância que vai além de suas fronteiras. Ela é fundamental no equilíbrio climático global e influencia diretamente o regime de chuvas do Brasil e da América Latina. Sua imensa cobertura vegetal estoca entre 80 e 120 bilhões de toneladas de carbono. A cada árvore que cai, uma parcela dessa conta vai para os céus.

Grandes também são as ameaças 

Maravilhas à parte, o ritmo de destruição segue par a par com a grandiosidade da Amazônia. Desde que os portugueses pisaram aqui, em 1550, até 1970, o desmatamento não passava de 1% de toda a floresta. De lá para cá, em apenas 40 anos, foram desmatados cerca de 18% da Amazônia brasileira  – uma área equivalente aos territórios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Foi pela década de 1970 que a porteira se abriu. Numa campanha para integrar a região à economia nacional, o governo militar distribuiu incentivos para que milhões de brasileiros ocupassem aquela fronteira “vazia”. Na corrida por terras, a grilagem falou mais alto, e o caos fundiário virou regra difícil de ser quebrada até hoje.
A governança e a fiscalização deram alguns passos. Mas em boa parte da Amazônia, os limites das propriedades e seus respectivos donos ainda são uma incógnita. Isso pode mudar com a consolidação do CAR (Cadastro Ambiental Rural), ferramenta de regularização ambiental prevista no Código Florestal, mas que ainda está em processo de implementação. Os órgãos ambientais correm atrás de recursos para enquadrar os que ignoram a lei, mas o orçamento para a pasta não costuma ser generoso. O resultado, visto do alto, do solo ou das águas, é impactante.

Desenvolvimento para quem? 

© Greenpeace / Daniel Beltra
Uma das últimas grandes reservas de madeira tropical do planeta, a Amazônia enfrenta um acelerado processo de degradação para a extração do produto. A agropecuária vem a reboque, ocupando enormes extensões de terra sob o pretexto de que o celeiro do mundo é ali. Mas o modelo de produção, em geral, é antigo e se esparrama para os lados, avançando sobre as matas e deixando enormes áreas abandonadas. 
Ainda assim, o setor do agronegócio quer mais. No Congresso, o lobby ruralista por mudanças na legislação ambiental conseguiu aprovar o novo Código Florestal, que concedeu anistia a quem desmatou ilegalmente e enfraqueceu a legislação. O objetivo é que mais áreas de floresta deem lugar à produção, principalmente, de gado e soja. A fome por desenvolvimento deu ao país a segunda posição dentre os maiores exportadores de produtos agrícolas. Mas os louros desses números passaram longe da população local. As taxas anuais de desmatamento na Amazônia brasileira, que haviam caído nos últimos anos, aumentaram 28% entre agosto de 2012 e julho de 2013.
A exploração predatória e ilegal de madeira continua a ser um enorme problema na região, e tem como principal consequência a degradação florestal, que é o primeiro passo para o desmatamento. Além disso, ela causa inúmeros conflitos sociais, como ameaças e assassinatos de lideranças que lutam para proteger a floresta. Como se não bastasse, essa madeira chega aos mercados nacionais e internacionais como se fosse legal, por meio de um processo de “lavagem” que utiliza documentos oficiais para dar status de legalidade à madeira tirada de locais que não possuem autorização – incluindo áreas protegidas, como terras indígenas e unidades de conservação. O sistema do governo que deveria controlar o setor madeireiro é falho e está totalmente fora de controle.
As promessas de desenvolvimento para a Amazônia também se espalham pelos rios, em forma degrandes hidrelétricas, e pelas províncias minerais, em forma de garimpo. Mas o modelo econômico escolhido para a região deixa de fora os dois elementos essenciais na grandeza da Amazônia: meio ambiente e pessoas.

Soluções

- Desmatamento zero: Ao zerar o desmatamento na Amazônia até 2020, o Brasil estará fazendo sua parte para diminuir o ritmo do aquecimento global, assegurar a biodiversidade e o uso responsável deste patrimônio para beneficiar a população local. Atualmente, o Projeto de Lei de Iniciativa Popular pelo Desmatamento Zero no Brasil já conquistou o apoio de 1 milhão de brasileiros. Não é preciso derrubar mais florestas para que o país continue produzindo. Ações contra o desmatamento e alternativas econômicas que estimulem os habitantes da floresta a mantê-la de pé devem caminhar juntas.
- Áreas protegidas: Uma parte do bioma é protegida legalmente por unidades de conservação, terras indígenas ou áreas militares. Mas a falta de implementação das leis faz com que mesmo essas áreas continuem à mercê dos criminosos.
- Regularização fundiária: É a definição, pelo Estado, de quem tem direito à posse de terra. O primeiro passo é o mapeamento das propriedades privadas para possibilitar o monitoramento de novos desmatamentos e a responsabilização de toda a cadeia produtiva pelos crimes ambientais ocorridos.
- Governança: Para todas essas medidas se tornarem efetivas, o governo precisa estar na Amazônia, com recursos e infraestrutura para fazer valer as leis de preservação. A proteção da Amazônia e a criação de um modelo de desenvolvimento sustentável e justo para a região pode gerar oportunidades para os povos que dependem da floresta.


greenpeace

Homem é morto com pauladas na cabeça em Imperatriz, MA

Max Mael Marinho da Silva foi achado por populares.
Este é o segundo achado de cadáver no município.

G1 MA

Um homem identificado como Max Mael Marinho da Silva, de 25 anos de idade, foi encontrado morto no início da manhã deste sábado (28) na zona rural da cidade de Imperatriz, a 626 km de São Luís.
De acordo com informações da polícia, Max, que foi achado por populares, estava próximo de uma escola fazenda e foi morto a pauladas na região da cabeça. Ainda segundo os policiais, ele teria morrido durante a madrugada.
Este foi o segundo achado cadavérico na semana em Imperatriz. O outro foi na última segunda-feira (23) no Loteamento Parque Imperial, tendo como vítima Jonilda Teixeira Barros Silva, morta também um único golpe de bastão de madeira na cabeça.
No local do crime, foram encontradas a motocicleta e a bolsa dela, o que descarta a possibilidade de latrocínio (roubo seguido de morte).

Senac oferece 150 vagas em seis cursos gratuitos em São Luís

Inscrições estão abertas até dia 5 de abril.
Cursos fazem parte do Programa Senac de Gratuidade.

Até dia 5 de abril estão abertas as inscrições para os cursos de Salgadeiro, Auxiliar de Cozinha, Recepcionista em Meios de Hospedagem, Organizador de Eventos, Copeiro e Camareira em Meios de Hospedagem em São Luís. O edital foi lançado pelo Senac.

Serão oferecidas 150 vagas em cursos que possuem cargas horárias que variam entre 160h e 200h. As turmas de Auxiliar de Cozinha, Recepcionista em Meios de Hospedagem e Copeiro serão realizadas no turno matutino, e os cursos de Salgadeiro, Organizador de Eventos e Camareira em Meios de Hospedagem, no turno vespertino.
O critério para a seleção será feito por ordem de inscrição. O candidato classificado será convocado para matrícula de acordo o número de vagas na turma do curso e no turno definido em sua inscrição. O resultado será divulgado no dia 7 de abril no site do Programa Senac de Gratuidade. Os números disponíveis para mais informações são 3198-1515 ou 3198-1100.

G1 MA

sexta-feira, 27 de março de 2015

POLÍTICA: PIB do Brasil puxa economia global para baixo, diz líder do DEM no Senado

O líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO), avaliou nesta quinta-feira, 27, que o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) mostra o descompasso entre a economia brasileira e o crescimento do resto do mundo. Enquanto o PIB do Brasil ficou em 0,1% em 2014, o senador lembrou que a economia global já superou seu período de crise e cresce em média 3%.
"Não dá mais para a presidente colocar a responsabilidade no mundo. O Brasil puxa o PIB do mundo para baixo, o governo transformou o País no freio de mão da economia global e em 2015 já estamos enfrentando situação pior", apontou um dos principais líderes oposicionistas do Congresso.
Caiado prevê que a situação deve piorar em virtude da desconfiança do mercado, a recessão econômica e o aumento da inflação. "Se em 2014, com todo o estelionato eleitoral que maquiou o real cenário, tivemos esse péssimo resultado, não podemos esperar nenhuma melhora significativa em 2015, já que a presidente da República não transmite mais confiança, nem conta com a aprovação de nove em cada 10 brasileiros", disse o senador, em nota divulgada por sua assessoria de imprensa.

Fonte: O Estadão Conteúdo 

Empresas adotam estratégias de baixo custo para atrair novos clientes

Mudanças no cardápio e ações em mídias sociais podem dar resultado. Especialista diz que é preciso se diferenciar do que já é oferecido na região.


G1 MA

Para Luiz Manzano, da Endeavor, uma organização internacional de fomento ao empreendedorismo, 90% das ações que atraem novos clientes são simples de serem aplicadas. Segundo ele, é importante ficar atento aos costumes do consumidor e se diferenciar do que já é oferecido na região onde está ou será aberto o negócio. Roberto Rodrigues e o filho são donos de uma pizzaria e, para conquistar novos clientes, investiram em sabores diferentes. Eles também melhoraram a infraestrutura do espaço, fizeram panfletagem e ações em mídias sociais. Ao todo, foram gastos R$ 200 mil nas mudanças. Desde então, o movimento na pizzaria cresceu 20% durante a semana, e o faturamento triplicou, atingindo R$ 1 milhão em 2014. O empresário Ivan Bornes, dono de uma casa de massas artesanais, investiu na venda de pratos prontos para consumo na própria loja. Com R$ 5 mil, montou balcões e bancos para os clientes comerem na calçada da loja. O faturamento da casa de massas cresceu 30% com a ação.

16º BATALHÃO LIBERTA IDOSOS MANTIDOS EM CÁRCERE PRIVADO PELO PRÓPRIO NETO E TROCA TIROS COM CRIMINOSO EM BURITI

Jovem que mantinha há três dias os avós em cárcere privado troca tiros com a Policia Militar, o fato foi registrado em 26 de março de 2015, por volta das 11:00hs, na Cidade de Buriti - MA.

O 16º Batalhão recebeu denúncia de que jovem mantinha em cárcere privado os avós, no município de Buriti. De imediato a Guarnição da Força Tática deslocou até o local, onde iniciou-se as negociações. O jovem Luís Francisco dos Anjos Rodriguesencontrava-se extremamente agitado, ameaçando inclusive tocar fogo na residência, levantando suspeitas inclusive de estar sob efeito de entorpecentes.
Luís Francisco dos Anjos Rodrigues
Fortemente armado com revolver calibre .38, munições, foguetes, pólvora, ameaçava explodir a casa com os avós dentro, com o uso de um botijão de gás que se encontrava em sua posse.

Apontando  revolver para os policiais, ameaçava-os de morte, sendo que a todo momento a guarnição pedia que o mesmo soltasse a arma e se entregasse, não obedecendo às ordens dadas.

Foi quando os policias conseguiram distrair a atenção do meliante, aproveitando seus avós para conseguirem fugir. Luís Francisco dos Anjos Rodrigues saltou pelo telhado da casa com arma em punho disparando contra a guarnição que revidou a injusta agressão, sendo alvejado na perna esquerda. Foi socorrido imediatamente pela guarnição ao Hospital da cidade de Buriti-MA, mas não resistiu, vindo a óbito.

Após revista na residência foram encontrados:
06 (seis) foguetes,
02 (dois) relógios;
22 (vinte e dois) papelotes de substância similar a maconha,
01 (um) revolver 38 com a numeração raspada;
03 (três) munições (uma intacta e duas deflagradas);
01 (uma)espingarda, um botijão de gás, uma motocicleta HONDA POP 100.


objetos apreendidos
Na ocasião foram apreendidos dois menores que estavam dando apoio a Luís Francisco dos Anjos Rodrigues, que armados com foguetes, ao avistarem a guarnição tentaram detonar o artefato contra os policiais, sendo contidos e entregues sem lesões na Delegacia de Buriti-MA.


 Veja:16bpmchapadinha